sexta-feira, 4 de abril de 2008

99 anos de história


A origem do Sport Club Internacional está associada a três integrantes da família Poppe. Em 1908, Henrique, José e Luis chegaram a Porto Alegre, vindos de São Paulo. Foi difícil para os Poppe serem aceitos como sócios em algum clube da cidade. O Grêmio, que já existia há seis anos, fechou as portas para eles. Irritados, os irmãos Poppe resolveram fundar seu próprio clube. Começa assim, a história do Sport Club Internacional, no dia 4 de abril de 1909. O Internacional estava sendo criado para brasileiros e estrangeiros.


O primeiro símbolo do Sport Club Internacional era formado com as iniciais - SCI - bordadas em vermelho sobre o fundo branco, sem a borda também vermelha que apareceu logo em seguida. Já na década de 50 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho.

Para muitos o melhor time do Inter foi o Rolo Compressor. Era uma equipe extremamente ofensiva, que durou de 1940 até 1948, conquistando oito estaduais. O motivo de tamanha superioridade datava de 1926, ano que o Inter passou a utilizar negros em seu elenco. Prática ainda não adotada pelo rival Grêmio até 1952. Por isso, o Inter recebeu o carinhoso apelido de Clube do Povo. Esta equipe contou com vários dos maiores craques já surgidos no Internacional. Carlitos. Era zagueiro de origem, veio em 1948 do arrabalde da Tristeza. Devido a sua rapidez, acabou indo para o ataque e, depois, firmou-se na ponta esquerda. Tornou-se o maior goleador gaúcho de todos os tempo. Jogou 15 anos no Internacional e marcou 485 gols ao longo da sua carreira. Tesourinha, ponta-direita, saiu dos juvenis em 1939, jogou durante longo tempo na Seleção Nacional. Dono de um drible desconcertante, que encantava o espectador. Havia torcedores que iam ao campo só pra ver Tesourinha jogar. Ele, para muitos foi melhor que Garrincha.

No final dos anos 50, o Inter sentiu necessidade de ter um hino, uma canção formal de celebração dos sentimentos colorados. Fez-se um concurso, houve muitos candidatos, mas nenhum dos hinos satisfez a alma colorada como aquele que fora feito numa tarde de sofrimento de torcedor. O torcedor era Nélson Silva, carioca, compositor de morro, e que morava em Porto Alegre. O Inter desandava contra o Aymoré, o ano era 57. Ele escutava o jogo e esperava a namorada Ieda, mas esqueceu o compromisso daquela tarde. Sentou brabo na mesa de um bar em frente, e por razões de quem é artista, começou a escrever um hino de louvação ao Inter. Quando concluiu a última estrofe com o Clube do povo/ do Rio Grande do Sul, teve a sensação de que era isto que seria cantado pelo torcedor. Foi o que aconteceu, Celeiro de Ases é hoje o hino oficial do Internacional e do torcedor colorado.

Na década de 70, surgiu um dos maiores times da história do futebol brasileiro: o Internacional de Falcão, Figueroa, entre outros. Em 1974, um feito histórico. O clube conquistava o Campeonato Gaúcho com uma campanha impressionante: 18 vitórias em 18 partidas.

No ano seguinte, o Internacional seria o primeiro clube gaúcho a conquistar o Brasil. Após terminar sempre entre os cinco primeiros colocados nos anos anteriores, desde que o Campeonato Brasileiro fora criado, o Inter finalmente era campeão. O primeiro título foi obtido em uma partida emocionante, na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Estádio Beira-Rio. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro chileno Figueroa. Este gol tornou-se conhecido como “gol iluminado”, pelo fato de ter surgido um facho de luz do sol exatamente onde Figueroa subiu para cabecear a bola para o fundo da rede adversária.

Em 1976, o Internacional conquistava o Octacampeonato Gaúcho, de 69 a 76, a maior série de títulos consecutivos de campeonatos estaduais no Rio Grande do Sul. Em nível nacional, o Inter conquistou mais um título, ao bater o Corinthians por 2 a 0 no Beira-Rio. Os gols foram marcados por Dario e Valdomiro.

No ano de 1979, o Internacional sagrou-se Campeão Brasileiro pela terceira vez. Desta vez, de forma invicta. Na partida decisiva, no Beira-Rio, vitória colorada sobre o Vasco da Gama por 2 a 1, com gols de Jair e Falcão para o Inter e Wilsinho descontando para o Vasco, depois de ter vencido o time carioca na primeira partida da final em pleno Maracanã pelo placar de 2 a 0, dois gols de Chico Spina.

Depois de mais de 20 anos vendo o rival conquistar tudo que era possível em nível nacional e mundial o clube volta a atenção para as categorias de base. O clube revelou grandes jogadores ao futebol brasileiro e mundial nos últimos anos, como Lúcio, Fábio Rochemback, Daniel Carvalho, Nilmar, Rafael Sóbis e Alexandre Pato.

A vaga para a principal competição sul-americana seria alcançada em 2005. Ano em que os colorados viram o título do Campeonato Brasileiro ser tirado do Internacional através de uma manobra extrajudicial, na qual o Corinthians foi o maior beneficiado. Dentro de campo, o Internacional fez mais pontos que seu adversário. Porém, um escândalo envolvendo manipulação de jogos abriu uma brecha para que o Corinthians disputasse novamente duas partidas das quais havia perdido.

Depois de perder o Campeonato Gaúcho para o maior rival em 2006, o Inter finalmente conquistaria um grande título internacional. Treinado por Abel Braga, o time sagrou-se campeão da Copa Libertadores, no dia 16 de agosto de 2006. Mais de 57 mil torcedores lotaram o Beira-Rio para assistirem ao emocionante empate em 2 a 2 contra o São Paulo, colocando assim o clube colorado na galeria dos campeőes da Libertadores. Os gols do Inter foram marcados por Fernandão e Tinga. O Inter jogou desde os 27 minutos do segundo tempo com um jogador a menos, após a expulsão de Tinga. No primeiro duelo das finais, no Morumbi, o Internacional havia vencido por 2 a 1, numa grande atuação de Rafael Sóbis, que marcou duas vezes.

Com a vaga garantida no Mundial de Clubes, o Inter manteve a boa fase no Campeonato Brasileiro. Mesmo tendo utilizado o time reserva em boa parte da competição, o grupo colorado conseguiu terminar na vice-liderança. Mais um feito inédito na história do futebol brasileiro, pois nunca um clube do Brasil que conquistou a Libertadores havia terminado entre os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro do mesmo ano.

O dia 17 de dezembro ficará marcado na memória de todos os colorados como aquele em que o Inter viveu a maior glória de sua quase centenária existência. Nesta data, o Internacional sagrou-se campeão do Mundial de Clubes da FIFA, ao novamente enfrentar e vencer, em Yokohama, o Barcelona. O clube espanhol era o favorito, vinha de uma goleada na partida anterior e ainda contava com Ronaldinho Gaúcho, enquanto o Internacional teve dificuldades para vencer o egípcio Al-Ahly por 2x1, com gols de Alexandre Pato e Luiz Adriano. Porém, o Internacional levou a melhor, vencendo a partida por 1 a 0. O gol foi marcado por Adriano Gabiru. O Inter conquistava assim, o mundo. Parabéns a todos os colorados!


3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Inter!!!! Parabéns a todos os colorados...Espero que no ano que vem estejamos na libertadores e quem sabe um ano que nem o de 2006. Já imaginou no centenário com um título de libertadores e um do mundo. Abção

Anônimo disse...

parabens ao inter...e que bela dedicatoria do blog

Anônimo disse...

Apesar de ser gremista gostaria de parabenizar a todos os colorados.