quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Europa é Vermelha


Foi um jogaço. Com todos os ingredientes que uma grande final pode ter. O Campeonato mais cobiçado da Europa ficou com o Manchester United. Durante os 90 minutos ficou tudo igual. Um gol para cada lado. Na prorrogação os dois clubes ficaram no zero a zero. O título foi decidido em uma dramática série de cobranças de pênalti. 6 a 5 para os Diabos Vermelhos.

No jogo não faltou emoção. Nos primeiros 45 minutos o Manchester dominou amplamente as ações. O Chelsea mal conseguia passar do meio campo. Foi totalmente envolvido. Cristiano Ronaldo comandou os Diabos Vermelhos rumo ao ataque. Essien não conseguia achar o rápido craque português em campo. Aos 26min, Brown cruzou de esquerda e Ronaldo subiu no terceiro andar para fazer. Manchester 1, Chelsea 0. O ataque Vermelho continuou impossível. Criou inúmeras oportunidades. Todas pararam nas mãos do excelente Petr Cech. Aos 45, o que parecia impensável. Essien deixou de lado a marcação sobre o Português. Avançou e arriscou do meio da rua. A bola bateu em dois marcadores. O suficiente para sobrar livre para Lampard que não perdoou. 1 a 1.

Na segunda etapa o Manchester sentiu o gol marcado no último minuto. Não conseguiu se encontrar em campo. E foi a vez dos Azuis assumirem as ações. Com o controle do jogo foram inevitáveis as oportunidades. A melhor foi com Drogba. Bateu de fora da área, mas parou na trave esquerda do holandês Van der Sar. A partida foi para a prorrogação.

Os trinta minutos foram tensos. Oportunidades para os dois lados. Lampard voltou a acertar a trave do Manchester. E Terry salvou após conclusão de Ryan Giggs. Drogba recebeu o vermelho após agredir o zagueiro Vidic. Mas não havia tempo para mais nada. O melhor da Europa seria conhecido nos pênaltis.

As duas primeiras penalidades de cada equipe foram convertidas. Quando chegou a vez do craque Cristiano Ronaldo. O goleador da competição com oito gols perdeu. Os dois clubes continuaram a marcar. Quando chegou a vez do zagueiro Terry. O gigante inglês acabou escorregando bem na hora do chute e mandando a bola para fora. Os Diabos Vermelhos voltavam a ter esperanças. Nas cobranças alternadas Giggs e Anderson marcaram para o Manchester, Kalou fez para o Chelsea. A responsabilidade ficou com Anelka. E Van der Sar fez a defesa do título.

Os Red Devils conquistaram pela terceira vez o torneio europeu. Foi o décimo terceiro campeão invicto da competição. A última conquista sem derrotas havia sido em 99 com o mesmo Manchester. Cristiano Ronaldo foi o artilheiro com oito gols. Ele marcou 42 na temporada. A terceira marca da história do clube. O título ficou em boas mãos.


Nenhum comentário: